terça-feira, 9 de junho de 2009

Os Poderes do Homem

O ser humano é o único que, entre todos os seres vivos, possui inteligência, consciência do que faz e que é capaz de tomar decisões importantes ou prejudiciais aos demais. Além disso, cada indivíduo possui suas próprias idéias e diferentes maneiras de reagir diante de determinadas situações.

Essas características concedem ao homem o poder de dominar o ambiente, transformá-lo, tornando-o um lugar mais acolhedor e agradável. No entanto, nessa jornada de avanços temos tristes dados de destruição do meio ambiente e funestos conhecimentos de guerras que foram travadas com o intuito de promover a paz e/ou de satisfazer certos interesses. Portanto, a superioridade do homem e suas vantagens em relação aos demais seres vivos trazem tanto benefícios à sua espécie como também o poder de comprometê-la, seja por más ações contra a natureza ou contra ao seu próximo.

A Revolução Industrial do século XVIII promoveu uma verdadeira mudança no mundo, começando pela Europa. As cidades cresceram mais rapidamente, novas classes sociais surgiram, produtos industrializados foram aos poucos conquistando os consumidores. A era do consumismo estava dando os seus primeiros passos. Como conseqüência disso, o meio ambiente sofreu grandes degradações como o aumento da poluição do ar, da água e do solo. A concentração de carbono na atmosfera aumentou consideravelmente, acarretando o famoso aquecimento global. As cidades crescem com o decorrer do tempo e tomam a vegetação, a população aumenta e consome mais, o que provoca maiores demandas e, consequentemente, mais alterações no ambiente. O mercado se tornou global. As crises quando aparecem arrastam pessimismo e desemprego para todo o planeta, como a crise financeira mundial atual, que começou com a crise do setor mobiliário no EUA e tem arruinado muitos bancos, até então, sólidos e imunes de desastres econômicos.

As diferenças de opiniões e o choque entre culturas sempre foram motivos de conflitos. No Oriente Médio assistimos pelos noticiários trocas de tiros e mísseis. Na África o flagelo das multidões de desnutridos, aidéticos, refugiados. Genocídio, fome, poluição. Há solução para tudo isso?

Os “poderes” do homem serão capazes de proporcionar uma boa qualidade de vida para todos os habitantes da Terra? Creio que seja impossível. Acho que a pobreza, exclusão e a fome sempre existirão. No entanto devemos usar os nossos poderes para tentar melhorar cada vez mais nosso planeta. Uma comunidade unida consegue resultados satisfatórios.

Nenhum comentário: