segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Poder do Eleitor

A promulgação da Constituição de 1988 foi um marco decisivo para solidificar a democracia no Brasil. Até então, o nosso país era vulnerável a golpes de estado, que culminavam em ditaduras. Durante esses períodos, a liberdade de expressão era proibida. Qualquer notícia a respeito de algo que contrariasse as decisões do governo, críticas, eram logo descartadas e os “culpados” eram castigados.
Para que um país seja democrático, de fato, é necessário a existência de instituições sólidas, bem como uma imprensa atuante, onde transmita para a população informações sérias e objetivas, com o intuito de tornar os cidadãos informados sobre os assuntos de interesse ao país.
Hoje temos liberdade de expressão em nosso país, o que leva a imprensa a se tornar atuante, denunciando os casos de corrupção. Não é à toa que a todo momento acompanhamos notícias de corrupção em diversas esferas do governo . Isso é ótimo para o país, uma vez que abre os olhos do cidadão para que se tornem mais conscientes na hora de votar.
Mas será que o povo tem votado certo? Embora sejamos livres para escolhermos nossos representantes, é possível perceber que ainda comete-se muito erro na hora de votar. Com tanta corrupção muitos eleitores perdem o interesse pelo voto, julgando todos os políticos de corruptos, então votam em qualquer um. É uma vergonha, porém é fato, que alguns dos integrantes do Mensalão tenham voltado a ocupar cargos do governo, eleitos pelo povo.
Não podemos desperdiçar a oportunidade que o poder de livre escolha nos proporciona. Temos a chance de “limpar” o governo, colocar para fora aqueles que querem o bem apenas de suas famílias e amigos. O verdadeiro político é aquele que se sensibiliza com o sofrimento do povo, conhece a fundo os seus problemas e que procura amenizá-los ou resolvê-los da melhor forma possível. E não aquele que usa seu dinheiro para favorecer campanhas suntuosas. Então, nas próximas eleições vamos analisar o histórico de cada um. Vamos lutar por um país mais justo, para poder termos mais orgulho de nossa democrática pátria!

Nenhum comentário: