segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Importância das Calçadas para o Trânsito


As calçadas têm fundamental importância para promover um trânsito satisfatório em uma cidade. Elas são responsáveis pelo tráfego de pedestres, uma vez que a pista está reservada para os veículos e motocicletas.
Barra do Corda, bem como a maior parte das cidades brasileiras não estão preparadas para dar o conforto necessário para os pedestres. Segundo especialistas, as calçadas devem ter no mínimo 2 metros de largura, e nos centros das cidades elas devem ser mais largas devido ao grande número de pessoas que circulam por elas.
As calçadas do centro da cidade de Barra do Corda apresentam grandes obstáculos para os pedestres, principalmente os portadores de necessidades especiais. Os maiores problemas são: a falta de manutenção, a largura ínfima, os aclives e declives e degraus um pouco altos.
Os proprietários têm a obrigação de construir calçadas em frente aos seus estabelecimentos. Nas grandes cidades, cabe à prefeitura fiscalizar o estado das mesmas. Já nas cidades pequenas, como a fiscalização é escassa e os pedestres não existe em excesso, os proprietários não se interessam para mantê-las confortáveis.
Nos Estados Unidos, por exemplo, as calçadas ficam em local adequado para os pedestres andarem confortáveis e em segurança. As casas possuem jardins, e em frente aos jardins ficam as calçadas. Na maioria das cidades brasileiras, as calçadas ficam logo à frente da porta, e após esta, vem o asfalto.
Devemos ter a consciência do que as calçadas representam para o trânsito. Desse modo, alguns acidentes poderiam ser evitados. Que pena que nossas cidades foram bem planejadas.

Nenhum comentário: