segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A Difícil tarefa de Lidar Com as Diferenças

Homem se distingue dos animais pelo fato de ser racional, por possuir um cérebro avançado e complexo, que o torna apto a controlar suas emoções e mudar os rumos de sua vida bem como de todo o mundo. É a inteligência a responsável pela formação de opinião, sendo que cada pessoa tenha as suas próprias idéias e desejos. Essas particularidades de cada indivíduo às vezes geram graves conflitos.
A partir do memento em que o homem abandonou as cavernas e passou a viver em sociedade, de forma sedentária, começaram os progressos que o levou a uma extraordinária aventura de descobertas e conflitos.
As grandes Civilizações promoveram guerras com o intento de expandir seus poderes, impondo suas leis e culturas aos povos dominados.
A política, a religião, as diversidades de culturas e opiniões, bem como a busca desenfreada pelo poder, desrespeitando os direitos humanos são os principais fatores que levaram o homem a promover guerras.
As guerras são postas em prática a partir do momento em que o diálogo falha. Ninguém chega a um acordo legal sem que ambas as partes cedam algo.
Atualamente acompanhamos pelos noticiários os conflitos no Oriente Médio. Assistimos, apreensivos, aos ataques terroristas de 11 de setembro. Depois disso, o mundo nunca mais foi o mesmo.
No meu convívio diário com as pessoas, eu observo nitidamente o que as divergentes idéias causam. Em tempos de eleições percebemos claramente a importância dos ideais de cada um, mas também sentimos na pele o quanto esse movimento gera discussões e discórdias.
Somos seres racionais. Por isso, devemos aprender a discutir idéias, respeitar os pontos de vista dos outros, travar diálogos que cheguem a uma acordo legal, reconhecer os nossos erros e consertá-los. Se esses princípios forem adotados por alguém, este saberá lidar bem com a complexidade humana.

Nenhum comentário: