quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Turistas ou Parentes?


Todo barra-cordense sabe que na época do carnaval a nossa cidade recebe muitos turistas, fica lotada. Eles provêm de diversas cidades do estado ou de outros, às vezes até muito distantes.
Certo dia, Claudio, professor de física do CETECMA, quando estudei lá, fez uma observação interessante a esse fato. Ele fez uma reflexão e concluiu que, na verdade, os turistas que vêm para Barra do Corda no carnaval, nada mais são do que os parentes ou filhos da cidade. A porcentagem de turistas, não- familiares, é bem pequena.
O professor Cláudio, não me lembro do sobrenome, para quem não o conhece, é um excelente profissional, inteligente, e cuja figura austera impõe o respeito que muitos alunos de hoje se negam a conceder a esses profissionais.
Achei a reflexão dele interessante e, agora que estamos nos aproximando do carnaval, me veio à mente o desejo de discorrer brevemente sobre esse fato. Realmente, grande parte dos que vêm curtir o nosso carnaval são nossos conterrâneos. No entanto, devemos salientar que muitos outros turistas, sem laços com nossa cidade, vêm por influência dos mesmos. E isso é bom para a economia local, pois os bares, restaurantes, enfim, todos os locais que prestam bons serviços para o lazer e entretenimento ganham com o grande número de visitantes.
Nossa cidade tem um grande potencial turístico, porém é triste perceber que isso ocorre, quase que exclusivamente, apenas na época do carnaval. Em uma excursão que fiz a Carolina, no Sul do Maranhão, notei a grande quantidade de turistas que freqüentam a cidade. Claro que a natureza daquele local foi mais generosa que a nossa. Entretanto, somos abençoados também com cachoeiras, dois rios, etc.
Devemos lutar sempre por uma cidade mais justa, cuidar mais da nossa natureza que, afinal de contas, é a nossa atração turística e nosso bem precioso. Assim, estaremos concedendo às futuras gerações uma cidade bonita e, talvez, com um turismo cada vez melhor, como nossa querida cidade merece!

Nenhum comentário: