segunda-feira, 20 de julho de 2009

Michael Jackson: Um Rei Sensível!


Michael Jackson não foi um produto descartável do pop. Ele foi uma estrela única, cujas idéias revolucionaram o mundo do entretenimento. Criou impressionantes coreografias, compôs belas músicas e influenciou, de maneira criativa, o modo de fazer videoclipes. Mas não é sobre isso lado dele que quero falar. Gostaria de comentar um pouco a respeito do seu lado humano, sensível.
Apesar de ser dono de um comportamento excêntrico, Michael Jackson era um homem extremamente sensível, humanitário. Como compositor, mostrou o seu lado sentimental, o seu interior, sua preocupação com as mazelas do mundo. Ajudou várias instituições de caridades, e tentou, à sua maneira, melhorar um pouco o mundo. Nesse aspecto, serve-nos de exemplo.
Entre todas as suas músicas, a que mais me fascina é a canção ”Earth Song”. Sempre que a ouço sinto um arrepio. Isso porque a letra é bem realista, fala sobre a degradação da natureza e dos humanos como consequência da ambição desenfreada do homem. O videoclipe ilustra bem o que a letra expressa. Podemos ver a destruição da Amazônia pelas queimadas e o desmatamento, crianças na África esqueléticas e famintas, a extinção de animais e a devastação de cidades por causa das guerras. Imagens que impressionam, que chocam, mas que mostram-nos o que acontece com o mundo e que ignoramos a todo momento. Para quem não assistiu ainda, essa é uma boa indicação. “We Are the world” (Nós Somos o Mundo) e “Heal the world” (Cure o Mundo) são outros exemplos de músicas compostas pelo astro que revelam a sua preocupação com o mundo, dignas de reflexão.
Michael Jackson viveu de forma turbulenta, mostrou ao mundo o seu fascinante talento, influenciou e continuará influenciando gerações. Mas o rei do pop deixa um outro grande legado, o qual, infelizmente, às vezes era ofuscado pelas polêmicas: a sua vontade de mudar o mundo. Mais do que um artista insubstituível, Michael Jackson foi para mim, um homem que soube desabafar suas frustrações e tristezas através da música e da dança, e que tentou chamar atenção dos homens para se engajassem em causas nobres, ajudando os oprimidos.
Finalizo esse texto com um trecho da letra da música “We Are the world”:
“Chega um momento, quando ouvimos uma certa chamada
Quando o mundo tem que vir junto como um só
Há pessoas morrendo
E está na hora de dar uma mão a vida
O maior presente de todos”.

Nenhum comentário: