quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Função Social do Ensino


Qual o papel do ensino na formação dos alunos? A escola deve apenas se ocupar em repassar conteúdos direcionados à capacitação dos alunos para o mercado de trabalho? Ou deveria promover uma educação mais ampla no sentido de incentivar boas ações, ética e espírito solidário nos indivíduos? O que tem feito nossas escolas?
Essas perguntas são importantes porque nos levam a refletir e a buscar respostas quanto ao método de ensino vigente nas salas de aula hoje. No que concerne à forma de ensinar atualmente notamos que as escolas têm priorizado o ensino propedêutico, ou seja, a preocupação maior está voltada à capacitação profissional, que tem como base os conhecimentos das áreas matemáticas, físicas, químicas e biológicas. De fato, essas áreas são imprescindíveis para o progresso de um país, mas será que só isso basta?
Existem diferentes formas de classificar as capacidades do ser humano: capacidades cognitivas ou intelectuais, motoras, de equilíbrio e autonomia pessoal (afetivas), de relação interpessoal e de inserção e atuação social. Dentre todas, as escolas têm priorizado as capacidades cognitivas em detrimento de outras, desprezando assim, a atenção diversidade presente na sala de aula.
Cada pessoa tem sua forma própria de ver as coisas, de aprender determinado assunto. Alguns têm facilidades com números, outros são brilhantes em literatura. O fato é que não se deve menosprezar essa questão. Àqueles que não possuem muita habilidade com os números, pode o professor a caso adotar a mesma proposta de ensino para os que os dominam? Claro que não, deve-se dar mais atenção aos que possuem um conhecimento limitado desse tipo de assunto, para que o mesmo possa assimilar o que está sendo estudado, visto que sua capacidade de aprendizagem na área é mais lenta.
A escola deve educar os alunos com princípios e valores, tornando-os conscientes do papel que desempenharão na sociedade. Deve-se priorizar uma educação completa, preparado-os tanto para o mercado de trabalho quanto para uma harmoniosa e consciente convivência em sociedade. Deve educar para a vida, para o bem de todos.