sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Legado do Rei Machel Jackson


Na tarde desta quinta-feira, 26 de junho, em Los Angeles, morre o maior fenômeno da música pop de todos os tempos: Michael Jackson. Ele revolucionou a música e a dança.Vendeu mais de 750 milhões de discos. Influenciou toda uma geração e provocou profundas polêmicas a respeito do seu jeito excêntrico de ser.
Como não poderia ser diferente o assunto principal nos meios de comunicação do mundo inteiro refere-se à morte do super astro. Seja nas escolas, nas ruas, nos bares ou trabalho todos comentam a respeito do trágico fim de um ídolo mundial. Uma pessoa que alcançou o topo do mundo, mas que, mesmo assim, se sentia triste e solitário.
Fiquei triste com a notícia, bem como boa parte das pessoas de todo o mundo. Apesar de ter sido um homem bastante excêntrico, controverso, ele foi um artista perfeito, inovador, brilhante.Dançava, cantava e compunha. Michael jackson virou mito. Vai estar sempre presente através de suas canções e de sua dança que influencia os jovens ao redor do mundo. Além das polêmicas, ele deixa alegria, exemplo de profissionalismo, audácia e muitos sucessos que nunca serão esquecidos.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Deu a Louca no Clima!

No ano passado Santa Catarina sofreu bastante com as fortes chuvas, que causaram muito estragos em cidades importantes, como Blumenau e Itajaí. Agora, quem passa por esse sufoco são os habitantes do Norte e Nordeste, principalmente os estados do Maranhão, Pará e Piauí. Enquanto isso, no sul, uma insistente estiagem faz com a população reduza drasticamente o consumo de água. Em muitas cidades o estado é crítico.
A cidade de Trizidela do Vale, no Maranhão, por exemplo, está com 90% de suas habitações alagadas. A cidade ficou deserta. Muitas outras cidades do Maranhão, Pará e Piauí também sofrem com a elevação espantosa dos níveis dos rios. Uma equipe de bombeiros de São Paulo encontra-se no Maranhão para realizar trabalhos de socorro às famílias que insistem em permanecer em suas casas.
No Rio Grande do Sul, a estiagem faz a população sofrer ao ver os açudes secarem e alguns rios se tornarem míseros córregos. Mais de 200 cidades, na região Sul, foram atingidas por essa estiagem.
Segundo especialistas, esse fenômeno de seca prolongada no sul e chuva abundante no nordeste deve-se ao aquecimento global. Não é à toa que os sinais estão aí expostos para que todos possam comprovar. Quem não se lembra do ciclone extratropical que atingiu a costa do estado de santa Catarina?
Por que está chovendo tanto no Norte e Nordeste? Segundo meteorologistas, as águas do Oceano Atlântico, no litoral do nordeste, elevaram-se 1°C, o que aumenta a evaporação, formando nuvens carregadas, ás quais voltam á terra, completando o ciclo da água na natureza.
A elevação da temperatura das águas dos oceanos provoca desequilíbrios no clima, aumentando o número de furacões, bem como a intensidade dos mesmos, além de chuvas abundantes que provocam estragos, como está ocorrendo.
Agora o recado está dado: deve-se evitar a construção de habitações em lugares de risco de enchentes e deslizamentos. É preciso um trabalho de conscientização e fiscalização, para que depois as estatísticas de estragos não venham a crescer mais ainda.

O Poder do Eleitor

A promulgação da Constituição de 1988 foi um marco decisivo para solidificar a democracia no Brasil. Até então, o nosso país era vulnerável a golpes de estado, que culminavam em ditaduras. Durante esses períodos, a liberdade de expressão era proibida. Qualquer notícia a respeito de algo que contrariasse as decisões do governo, críticas, eram logo descartadas e os “culpados” eram castigados.
Para que um país seja democrático, de fato, é necessário a existência de instituições sólidas, bem como uma imprensa atuante, onde transmita para a população informações sérias e objetivas, com o intuito de tornar os cidadãos informados sobre os assuntos de interesse ao país.
Hoje temos liberdade de expressão em nosso país, o que leva a imprensa a se tornar atuante, denunciando os casos de corrupção. Não é à toa que a todo momento acompanhamos notícias de corrupção em diversas esferas do governo . Isso é ótimo para o país, uma vez que abre os olhos do cidadão para que se tornem mais conscientes na hora de votar.
Mas será que o povo tem votado certo? Embora sejamos livres para escolhermos nossos representantes, é possível perceber que ainda comete-se muito erro na hora de votar. Com tanta corrupção muitos eleitores perdem o interesse pelo voto, julgando todos os políticos de corruptos, então votam em qualquer um. É uma vergonha, porém é fato, que alguns dos integrantes do Mensalão tenham voltado a ocupar cargos do governo, eleitos pelo povo.
Não podemos desperdiçar a oportunidade que o poder de livre escolha nos proporciona. Temos a chance de “limpar” o governo, colocar para fora aqueles que querem o bem apenas de suas famílias e amigos. O verdadeiro político é aquele que se sensibiliza com o sofrimento do povo, conhece a fundo os seus problemas e que procura amenizá-los ou resolvê-los da melhor forma possível. E não aquele que usa seu dinheiro para favorecer campanhas suntuosas. Então, nas próximas eleições vamos analisar o histórico de cada um. Vamos lutar por um país mais justo, para poder termos mais orgulho de nossa democrática pátria!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Os Poderes do Homem

O ser humano é o único que, entre todos os seres vivos, possui inteligência, consciência do que faz e que é capaz de tomar decisões importantes ou prejudiciais aos demais. Além disso, cada indivíduo possui suas próprias idéias e diferentes maneiras de reagir diante de determinadas situações.

Essas características concedem ao homem o poder de dominar o ambiente, transformá-lo, tornando-o um lugar mais acolhedor e agradável. No entanto, nessa jornada de avanços temos tristes dados de destruição do meio ambiente e funestos conhecimentos de guerras que foram travadas com o intuito de promover a paz e/ou de satisfazer certos interesses. Portanto, a superioridade do homem e suas vantagens em relação aos demais seres vivos trazem tanto benefícios à sua espécie como também o poder de comprometê-la, seja por más ações contra a natureza ou contra ao seu próximo.

A Revolução Industrial do século XVIII promoveu uma verdadeira mudança no mundo, começando pela Europa. As cidades cresceram mais rapidamente, novas classes sociais surgiram, produtos industrializados foram aos poucos conquistando os consumidores. A era do consumismo estava dando os seus primeiros passos. Como conseqüência disso, o meio ambiente sofreu grandes degradações como o aumento da poluição do ar, da água e do solo. A concentração de carbono na atmosfera aumentou consideravelmente, acarretando o famoso aquecimento global. As cidades crescem com o decorrer do tempo e tomam a vegetação, a população aumenta e consome mais, o que provoca maiores demandas e, consequentemente, mais alterações no ambiente. O mercado se tornou global. As crises quando aparecem arrastam pessimismo e desemprego para todo o planeta, como a crise financeira mundial atual, que começou com a crise do setor mobiliário no EUA e tem arruinado muitos bancos, até então, sólidos e imunes de desastres econômicos.

As diferenças de opiniões e o choque entre culturas sempre foram motivos de conflitos. No Oriente Médio assistimos pelos noticiários trocas de tiros e mísseis. Na África o flagelo das multidões de desnutridos, aidéticos, refugiados. Genocídio, fome, poluição. Há solução para tudo isso?

Os “poderes” do homem serão capazes de proporcionar uma boa qualidade de vida para todos os habitantes da Terra? Creio que seja impossível. Acho que a pobreza, exclusão e a fome sempre existirão. No entanto devemos usar os nossos poderes para tentar melhorar cada vez mais nosso planeta. Uma comunidade unida consegue resultados satisfatórios.